logo600px.jpg

 

Ser um adulto não é fácil, e tornar-se um é uma longo caminho. A transição entre o mundo ingênuo e livre da infância para uma vida de responsabilidades é o que chamamos de Adolescência.

 

Um processo longo, onde ocorrem mudanças no corpo, na mente e na vida social do adolescente. Este processo tem algumas caracterísiticas:

kidtoadult.jpg

 

Puberdade

Quando a criança deixa de ser criança

 

A puberdade é o aspecto biológico da adolescência, quando meninas e meninos atingem a capacidade reprodutiva. Esta mudança ocorre pela ação de hormônios, e traz com ela muitas mudanças no corpo do adolescente: Estirão do crescimento, mudanças na voz, formato do corpo, dentre outros.

 

Estas mudanças em si causam estranhamento para os jovens, pois passam a lidar com um corpo diferente do que estavam acostumados na infância. Além da nova aparência, o corpo passa a funcionar de modo diferente, trazendo junto várias mudanças comportamentais

gonads.jpg

Aspectos Biológicos

 

Corpo diferente, Mente diferente

As várias mudanças que ocorrem neste período

 

cerebro.jpg

Aspectos Neurológicos

Não é só o corpo que passa por transformações. A adolescência é um período de desenvolvimento do cérebro, e juntamente com os hormônios resulta nua mudança na postura e nos comportamentos do adolescente. 

 

Durante esta fase, a região pré-frontal do cérebro está amaudrecendo, trazendo novas formas de pensar. É o que chamamos de Raciocínio Abstrato, a capacidade de examinar problemas de formas amplas e de estabelecer novas conexões entre diferentes conceitos.

 

Esta nova capacidade cognitiva traz junto o gosto pela discussão, manifestado por atitudes contestatórias e reivindicatórias,  que muitas vezes criam tensões com figuras de autoridade

 

A região pré-frontal do cérebro também é responsável pela tomada de decisões conscientes; Contudo, como o cérebro ainda não está planamente formado, o auto-controle do jovem ainda é bastante limitado; Daí sua impulsividade.

barracinza.jpg

 

Outra característica desta nova etapa é o afastamento familiar. Quando deixamos de ser criança, deixamos de ter interesse nos programas familiares e passamos a buscar mais contato com o mundo. 

 

Muitos pais não se sentem prontos para este momento, e isto pode ser sentido por eles como um abandono do filho(a). Contudo, este movimento é natural (inclusive visto em várias outras espécies) e importante para o desenvolvimento da identidade e vida social do adolescente. 

 

Afinal, caso continuasse no ninho, este jovem não iria criar conexões com o mundo, e a vida não seria tão rica e vasta quanto ela é. 

afastamento.jpg

Afastamento Familiar

barracinza.jpg
humor.png

Oscilações de Humor

O intenso funcionamento hormonal, ver-se em um corpo estranho e afastar-se  da própria familia gera oscilações no humor do adolescente. Afinal, tudo que era conhecido ficou para trás, e agora ela(a) sente coisas novas e se depara com um mundo que ainda não conhece

 

Estas mudanças repentinas e imprevisíveis de humor, às vezes acompanhadas de agressividade, podem ser frequentes. Contudo, em sua maioria, representam a insegurança e a ansiedade diante de tantas novidades. 

 

Adultos também tem oscilações de humor, mas conseguem ter um maior controle emocional. Bom, nem todos, mas isso é assunto para outra hora. 

barracinza.jpg

 

Se o tema da infância é  aprender regras sociais e virar um ser civilizado, podemos dizer que o tema da adolescência é a construção da própria identidade. Afinal, uma vez conquistada uma estrutura física e psíquica mais avançada e até a capacidade de gerar uma nova vida, faz sentido que o jovem queira descobrir e construir (às custas de muita tentativa e erro!) quem ele ou ela realmente é.

 

Neste momento aparecem novos gostos, sejam por novas amizades, músicas, por atividades ou leituras diferentes, novas influências e inclinações. Muitas desta 'roupagem' irá ficar para trás com o tempo, e algumas destas novas tendências irão ser levadas até a vida adulta.

 

É por esse motivo que jovem está sempre inventando moda, e isso é (estranhamente) saudável.

 

 

identidade.jpg

Formação de Identidade